sexta-feira, 26 de outubro de 2018

Algumas palavras iniciais

Este é um blog, que tem por objetivo compartilhar algumas experiências, reflexões, filmes e alguns materiais que estão envolvidos sob algum aspecto com a Psicologia Social. No caso deste blog, procurarei falar um pouco do que eu penso em relação à Psi social, como ela é vista na formação do psicólogo, algumas atividades que fiz ao longo da disciplina Psicologia Social II em meu curso de Psicologia. Sou uma pessoa que está em constante movimento, faço várias coisas no dia, procuro tentar aliar minhas tarefas acadêmicas ao trabalho que desempenho como pedagoga em escola pública compartilhando de problemas que envolvem o dia a dia de muitos jovens e adolescentes. Espero que este veículo seja um meio para compartilhar informações, experiências e quem sabe possamos construir conhecimento.Espero que gostem! Fique à vontade para contribuir.




Leituras iniciais

As primeiras leituras iniciadas neste semestre foram sobre alguns autores, que são muito caros para a psicologia e para a construção da ideia de Subjetividade. Um conceito muito relevante e essencial para a compreensão do ser humano.
Neste contexto, a leitura inicial foi de Jean Paul Sartre que traz belissimamente a construção de subjetividade e a tomada de consciência no homem, de modo a nos introduzir nessa esfera de conhecimento.

Breve Biografia

Jean Paul Sartre foi um filósofo e escritor francês, seu principal trabalho foi  " O ser e o nada".Nascido em 21/06/1905 e falecimento em 15/04/1980 aos 80 anos.
Estudou Filosofia na Escola Superior de Paris, Mestrado em Sourbonne, onde conheceu sua companheira de vida, Simone de Beauvoir. 

O conceito de Subjetividade

É entendido como um espaço íntimo. Aquilo que há de mais personalizado e individual no ser humano. Pode estar ligado aos seus pensamentos, opiniões, construções mentais. É um conceito que difere de pessoa para pessoa, pois é construído internamente por cada indivíduo.
Outros autores também discutem esse conceito, podemos encontrá-lo em